Secretaria de Educação de SJE realizou a 1ª Olimpíada Municipal de História

publicado: 17/09/2022 08h00,
última modificação: 17/09/2022 08h00

Com coordenação do Professor Renato Fernandes de Araújo foi realizada a 1ª  Olimpíada de História com objetivo de motivar os alunos mediante competição a consolidar o conhecimento; Incentivá-los a mudar o  que a pandemia deixou de prejuízo em seus aprendizados; Gerar uma saudável competição entre as escolas; E fortalecer a importância do trabalho em equipe.

Todo o processo foi elaborado em 3 fases, sendo a última dividida em três etapas: a primeira um simulado geral de história com os assuntos abordados até o presente momento do ano letivo. A prova continha 15 questões. Todas as questões foram elaboradas com base nas habilidades e competências da BNCC, com a participação dos professores de história da rede de ensino do município. Os aprovados iriam para a segunda etapa. Os alunos tiveram mais de 90% de aproveitamento.

Na segunda fase os classificados elaboraram uma apresentação poética de um assunto histórico escolhido pelos mesmos. Nesta fase, a direção e coordenação da escola auxiliaram como mesa julgadora para determinar a equipe vencedora. Todo trabalho produzido foi postado nas redes sociais das escolas para divulgação dos mesmos.

E na terceira e última fase, alunos classificados foram convocados para o auditório da secretaria de educação, onde todas as escolas classificadas compareceram e competiram entre si em um jogo de pontuação objetiva, envolvendo uma primeira etapa com questões de alternativas A, B e C.

Num segundo momento com os alunos sendo desafiados a virem a frente de todos os concorrentes e responderem questões abertas e surpresas para eles, chegando ao final com a apresentação de uma mini aula elaborada pelos alunos e apresentada a todos.

Os vencedores ganharam um tablete, um livro e medalhas de participação. A escola vencedora levou consigo o troféu do torneio. Todos os alunos classificados na primeira etapa receberam como prêmio pelos seus esforços, uma viagem para o Museu do Cangaço em Serra Talhada.

A grande final aconteceu na última quinta-feira (15) e a Escola Municipal Baraúnas foi a campeã.