HISTÓRIA DA ORIGEM DE SÃO JOSÉ DO EGITO – PE

A região onde fica o município de São José do Egito foi habitada, originalmente, por vários povos indígenas; Um dos que se tem noticia foram os Chocós, que viveram nas proximidades do Rio Pajeú, a partir da colonização do Freio Vital de Frascarolo, religioso italiano, que veio o povoado de Chocó, então município de Flores. Além dos Chocós, também há registro de que os índios Pipipãs e os Avis também habitaram a região a centenas de anos atrás.

Esses índios foram expulsos de suas terras por colonizadores nos idos do século XVIII, num processo de ocupação comandado por um homem de nome capitão Antônio Vieira de Melo.

Aproximadamente 200 anos depois, na primeira metade do século XIX, mais ou menos pelo ano de 1830, segundo alguns historiadores, um grupo de fazendeiros da serra da Borborema resolveu morar num ponto de encontro do Riacho São Felipe com o Rio Pajeú.

Vista da cidade e ao fundo a Igreja Matriz de São José : Município de São José do Egito em 1956.

Esses fazendeiros trouxeram toda família e o que tinham, entre animais e bens matérias, construíram suas casas e montaram uma pequena vila, logo ergueram uma capela e dedicaram-na a São José.

Espaço construído com madeira nativa e barro (a conhecida construção de taipa). Com a capela, muita gente da região começou a frequentar o lugar, pouco tempo depois, algumas pessoas vieram morar mais próximo da capela e a vila foi crescendo.

Igreja Matriz de São José do Egito 1920

Imagem Retirada do Blog Cantigas e Contos

A cerca de 18 quilômetros dali, já existia uma fazenda com o nome de São Pedro, lá também tinha uma capela dedicada a São José, em torno da qual também começará a surgir um povoado. Com ciúmes da nova povoação que surgirá ali perto, tão próximo da sua, os moradores de São Pedro, não aceitaram a construção da nova capela, assim, tocaram fogo na “nova” capela, com santo e tudo. Daí a origem do nome de Queimadas.

Destruir a capela da localidade vizinha de nada adiantou, pois os novos moradores da região reconstruíram o templo, maior e reforçado, feito de alvenaria, com tijolos, perto do lugar que existia a outra, porem um pouco mais próximo do rio. Ao redor dessa nova capela a então localidade de Queimadas crescia, enquanto que São Pedro decaía.

Rua Paulo Soares São José do Egito

Imagem Retirada do Blog Cantigas e Contos

Em mais duas tentativas fracassadas, os moradores de São Pedro tentaram acabar com a capela de Queimadas, mais não conseguiram, pois os habitantes de Queimadas reagiram e saíram vitoriosos dessas batalhas.

Origem do nome da cidade – No ano de 1838, um fazendeiro de nome Inácio do Nascimento de Souza, cedeu um terreno e em 1839, um missionário capuchinho iniciou uma campanha para a construção de uma nova e maior igreja na comunidade, essa só veio ser concluída 26 depois, no ano de 1865, a partir dai o povoado ganhou o nome de São José das Queimadas.

Depois de São José das Queimadas, veio o nome de São José da Ingazeira, isso porque a Vila pertencia à época a comarca de Ingazeira.

Em 1872, foi criado o distrito com denominação de São José da Ingazeira, que foi elevado à categoria de Vila com a denominação de São José da Ingazeira, pela lei provincial nº 1260, de 26 de maio de 1877, desmembrado de Ingazeira mais tarde, Afogados da Ingazeira.

Pela lei provincial nº 1516, de 11 de abril de 1881, vila passou a denominar-se São José do Egito.

Se tornando emancipada em 9 de março de 1909, mas só em 1 de julho de 1909, foi elevado à condição de município com a denominação de São José do Egito, pela lei estadual nº 991.

Prefeitura de São José do Egito em 1935

Prédio da Prefeitura em 1º de Janeiro 1935, Possivelmente uma Comemoração de Ano Novo

Imagem Retirada do Blog Cantigas e Contos

O por que do nome São José do Egito? – Existem duas explicações; uma tem haver com a parte da história religiosa do lugar e a outra com a riqueza cultural dessa terra.

Na religiosidade, quando a capela dedicada a São José foi construída à aproximadamente 200 anos, uma imagem de São José veio de Portugal pra cá, quando a imagem chegou em solo egipciense, foi reparado nela, que os pés eram cobertos por uma bota.
Segundo historiadores, em Israel, por onde Jesus andou, à milhares de anos, não se usava botas e a região que esse tipo de indumentária era usada era o Egito, logo começaram a chamar a imagem de José do Egito, dai a origem do nome São José do Egito.

Já na parte cultural, a veia poética é tão forte, que os poetas antigamente eram tidos como verdadeiros faraós de tão importantes que eram para a sociedade da época e até os dias atuais.

O poeta representava a cultura de uma forma tão magistral que foram criadas até dinastias de faraós em São José, como no Egito, como os reis e faraós de lá, essa é a explicação poética para o nome São José do Egito.

Segundo estudiosos, existiram três dinastias de poetas em São José do Egito, a primeira representada pelo grande poeta Antônio Marinho, a segunda pelo magistral Rogaciano Leite e a terceira pelo rei dos trocadilhos Lourival Batista. Esses homens, com seu lirismo, ajudaram a disseminar as sementes da poesia pelo mundo.

Bar Elite

BAR ELITE NO IDOS DA DÉCADA DE 60 OU 70 – Imagem Retirada do Blog Cantigas e Contos

São José do Egito, fica localizado na Mesorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú. Administrativamente, o município é composto pelos distritos Sede, Bonfim e Riacho do Meio. Tem Também 6 povoados: Batatas, Curralinho, Mundo Novo, São Sebastião do Aguiar, Espírito Santo e Juazeirinho. Sua população, conforme dados do IBGE de 2022, é de 31.154 habitantes, sendo o 3º município mais populoso da Microrregião do Pajeú, atrás apenas de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Quem nasce em São José do Egito é chamado de Egipciense.