O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, nesta quarta-feira (6), que apenas 81 cidades de Pernambuco, menos da metade dos 184 municípios do Estado, conseguiram alcançar as metas estabelecidas para conquistar o Selo UNICEF na sua edição 2021-2024.
São José do Egito, terceira maior cidade do Pajeú, com pouco mais de 32 mil habitantes, segundo o acesso 2022, está nesta seleta lista de municípios que podem comemorar a conquista do Selo. Sendo esta, uma forma de reconhecer os avanços nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
A premiação celebra os resultados significativos alcançados pelos municípios, que superaram a média nacional em áreas como educação, proteção contra violências e saúde, trazendo impactos positivos para a vida de crianças e adolescentes.
Com o apoio do UNICEF e da Asserte, parceira de implementação no estado, os municípios conseguiram aprimorar políticas públicas nas áreas de educação, saúde, proteção contra violências, saneamento básico e acesso a água limpa.
A estratégia envolveu um esforço conjunto para melhorar a educação, garantir a saúde física e mental, proteger crianças e adolescentes das violências e oferecer proteção social às famílias, especialmente as mais vulneráveis, como as que pertencem a povos e comunidades tradicionais.