Têm início, a partir desta terça-feira (05), três importantes campanhas de vacinação que ocorrem de forma simultânea: a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Campanha Nacional contra o Sarampo e a Campanha para a segunda dose de reforço para covid-19 em idosos de 60 anos ou mais. As duas primeiras campanhas seguem até o dia 3 de junho, com o Dia D de mobilização social marcado para o dia 30 de abril.
Para as duas campanhas haverá grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), ocorrendo em duas etapas, com datas de início e término para aplicação das vacinas. A meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo, e 90% para influenza.
Vacinação contra a Covid-19: Como as campanhas de vacinação também coincidem com a realização da vacinação contra a Covid-19, a única exigência, no caso das crianças, é que seja respeitado um intervalo de 15 dias, antes ou depois, para a aplicação das vacinas no público infantil.
No caso das pessoas idosas, no momento da imunização, a recomendação é que seja verificado se há dose em atraso da Covid-19. Se houver, os profissionais podem realizar a administração da vacina da Covid-19 no mesmo dia da aplicação da vacina contra influenza.
Para os idosos tomarem a segunda dose de reforço contra a covid-19, precisam ter tomado a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses.