Concurso Cooperando em Poesia premiou alunos da rede municipal de ensino

publicado: 20/03/2024 15h02,
última modificação: 20/03/2024 15h02

O evento que marcou a entrega da premiação do Concurso Cooperando em Poesia, aconteceu na noite da última segunda (18), no auditório do Sicoob, em São José do Egito e contou com a presença de autoridades municipais, dirigentes do Sicoob, alunos e familiares, além de poetas e professores.

O concurso surgiu a partir de uma iniciativa conjunta entre a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Pernambuco – Sicoob Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito, com o objetivo de promover e incentivar a produção poética entre os estudantes, corroborada pela Lei Municipal nº 596/2015 que dispõe sobre a institucionalização da disciplina de Poesia Popular nos currículos escolares da Rede Municipal de Ensino de São José do Egito.

Por meio deste concurso, buscamos estimular a criatividade, o interesse pela leitura e escrita, além de valorizar a cultura popular e a arte da poesia, uma vez que São José do Egito é reconhecida internacionalmente como berço imortal da poesia.

Participaram do concurso, alunos de escolas da zona urbana e rural de São José do Egito, dos classificados dez tiveram suas poesias escolhidas pela banca de jurados, o Sicoob Pernambuco premiou os alunos que ficaram em 1º, 2º e 3º nas categorias quadra, sextilha, décima e poesia livre com uma poupança.

Presentes no evento, Evaldo Campos – presidente do Sicoob Pernambuco, Aline Robéria – Diretora executiva do Sicoob Pernambuco, Roberto Sampaio – Secretário de gabinete, Selma Lúcia – Secretária de Educação, professores, coordenadores e pais dos alunos, além de colaboradores do Sicoob Pernambuco e da Secretaria de Educação.

Estiveram presentes também o poeta e escritor Vinicius Gregório e a poetiza e cantora Izabelly Moreira, que são exemplos e fonte de inspiração para essa nova geração de poetas.

Jéssica Camila poetiza e colaboradora do Sicoob Pernambuco esteve acompanhando todo o processo de idealização do concurso e foi uma das responsáveis pela organização do evento de premiação.

“A poesia é mais do que palavras escritas em uma página, é a expressão da alma, a voz dos sentimentos mais profundos e a reflexão da beleza que encontramos no mundo ao nosso redor. Ela nos conecta, inspira e nos lembra da riqueza e diversidade de nossas experiências humanas.”

“Neste concurso, testemunhamos o poder transformador da poesia nas mãos de nossos jovens talentosos. Cada verso, cada estrofe, é uma obra-prima única que reflete sua imaginação, sensibilidade e visão de mundo. É uma prova viva de que a poesia não apenas sobrevive, mas floresce em nossas mentes e corações jovens.” Disse o Sicoob em nota.