Educação de São José do Egito celebrou dia nacional da cultura nordestina

publicado: 03/08/2023 09h37,
última modificação: 03/08/2023 09h37

Um grande evento de culminância do projeto que envolveu a disciplina de poesia popular em 8 escolas da rede municipal de ensino, aconteceu na tarde dessa quarta (02), na quadra da Escola Luís Paulino. A data foi escolhida propositalmente, pois é justamente nesse dia que celebramos a nossa cultura nordestina, data criada em homenagem a Luiz Gonzaga, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, que faleceu neste mesmo dia, em 1989.

Ao longo das últimas semanas, os professores de poesia popular, trabalharam com seus alunos o tema e se preparam para esse momento.

Alunos das Escolas Baraúnas, Helena Maria, Joana Darc, Mundo Novo, Manoel da Costa, São José, Naná Patriota e Luís Paulino, “passearam” por vários elementos culturais da região Nordeste.

Teve exposição de arte, música, barraca de frutas e ervas tipicamente nordestina, coral, declamações, embolada, apresentações de dança com xote, xaxado, quadrilha, teatro e ainda deu tempo contar um pouco da vida do nosso Rei do Baião. Também aconteceu o lançamento do livro “Quem planta vida, colhe poesia”.

A Banda de Fanfarra Jânio Leite da Escola São José, foi outra grande atração do evento. Ela é a única em atividade na rede municipal de ensino.

Também participaram desse rico momento a poetisa Isabelly Moreira, a diretora geral de ensino de São José do Egito Selma Leite e o coordenador municipal de poesia popular Anderson Rocha.

Parabéns a todos os alunos, professores e comunidade escolar em geral, pelas apresentações e dedicação!