Prefeitura de SJE realizou em parceria com Secretaria de Saúde do Estado, mutirão do DIU

publicado: 22/07/2022 15h53,
última modificação: 22/07/2022 15h53

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quinta (21), o mutirão do DIU, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e sob a coordenação do Médico Dr. Adriano Taveres da A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em São José do Egito foram atendidas 207 mulheres, com inserção do dispositivo intra uterino, o chamado DIU. O serviço é de responsabilidade da atenção básica, sendo um método contraceptivo dentre outros ofertados no planejamento familiar.

Deram apoio ao projeto vários profissionais de saúde do município, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além das coordenações da Atenção Básica, Saúde da Mulher e Vigilância Epidemiológica.

O DIU é um dispositivo que pode ficar no organismo da mulher por até de 10 anos, não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado por ele interfere no número e no transporte de espermatozóides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação. Com comprimento de 2 a 3 cm, o DIU é inserido no útero da mulher, e tem o potencial de eficácia de 99,3%.