Projeto de energia solar nas escolas será base para demais prédios do município, diz Henrique Marinho

publicado: 18/10/2021 15h19,
última modificação: 08/01/2022 08h35

energia solar fotovoltaica paineis solares

O Secretário Henrique Marinho detalhou como funcionará a execução do projeto, que tornará a rede municipal de ensino alto suficiente em geração de energia. Marinho falou ao comunicador Nill Jr.na Gazeta FM, no último sábado (16).

Segundo o secretário de educação, serão sete bases de usinas de energia solar. Essas mini usinas gerarão créditos que serão abatidos e cobrirão os custos do município com energia elétrica nas 19 escolas municipais, incluindo o investimento em equipamentos de ar condicionado nas escolas, cuja execução está em andamento.

As três maiores escolas, Luiz Paulino, Naná Patriota e Romero Dantas já tiveram a instalação dos ar condicionados concluída. A próxima será Helena Maria em Riacho do Meio.

Uma novidade é que o projeto será piloto para toda a estrutura institucional do município. A ideia é que prefeitura e todas as Secretarias sejam mantidas com energia solar, tornando assim, São José do Egito, uma das primeiras cidades do interior do Brasil, a ter a administração municipal gerando energia limpa.

Festa de Reis 2022: Henrique ainda falou de um encontro que teve com o secretário de turismo do Estado Rodrigo Novaes em Recife. Na pauta, o Guia Turístico para São José do Egito e possível realização da Festa de Reis 2022.

Segundo Marinho, que também é secretário de cultura egipciense, atualmente há maior probabilidade de que o evento volte a acontecer em 2022. Havendo liberação a festa será realizada nos dias 5, 6 e 7 de janeiro. Ele garante que a festa manterá o nível com atrações nacionais, se de fato acontecer.