São José do Egito usa até drone no combate a dengue

publicado: 15/06/2024 15h40,
última modificação: 15/06/2024 15h40

O terceiro maior município do Pajeú intensificou o combate as arboviroses em 2024, buscando evitar ao máximo uma epidemia como a última registrada em solo egipciense, em 2016.

Apesar dos números elevados do Brasil e de Pernambuco, São José do Egito vem baixando gradualmente o índice de infestação predial, atualmente em 0,8%, bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Epidemiologia além de amplia o número de agentes de endemias, de 18 pra 23, também passou a usar um drone no combate a dengue.

A equipe de endemias vem utilizando o equipamento para mapear as áreas de risco, identificando reservatórios de água descobertos. O agente de endemias Walmir Rogério adaptou o drone, e ele solta o larvicida nos banheiros ou caixas descobertas em casas fechadas, facilitando o trabalho e evitando que criadouros antes “inacessíveis”, possam surgir.

Essa não é a primeira vez que São José do Egito se destaca no combate as arboviroses, em 2018, num trabalho que também ainda é feito de mutirões nos bairros e comunidades rurais, o município ganhou um premio de reconhecimento da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.