Vigilância em Saúde de SJE realiza ações de prevenção à leishmaniose

publicado: 07/06/2018 09h07,
última modificação: 07/06/2018 09h07

34470502 396399804194884 3105359945982279680 n

Depois da morte de um jovem em São José do Egito, a luz vermelha de alerta sobre uma doença chamada leishmaniose se acendeu de vez, a doença que é transmitida por um mosquito, mais que tem como portador o cachorro, está mais presente do que as pessoas imaginam. Mesmo com campanhas periódicas, a Secretaria municipal de saúde, através da Vigilância em Saúde do Município intensificou as ações de prevenção especialmente na área onde o jovem vítima da doença morava.

Desde essa segunda (04), testes estão sendo feitos em cachorros para detectar a presença do bacilo que causa a doença nos animais. Os bairros que estão recebendo as ações são, Ipiranga e Alto do Cemitério. As pessoas que tiverem cães que apresentem os sintomas da doença devem procurar a vigilância em saúde no prédio da secretaria municipal de saúde.

Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.